Como produzir informativos internos certeiros

Como produzir informativos internos certeiros

Entre as várias armas à disposição da equipe de comunicação para ajudar a empresa a atingir as metas, estão os informativos internos – e aqui incluímos jornais, revistas, murais, newsletters e o conteúdo produzido para intranet, entre outras ferramentas. Esses materiais são excelentes canais para espalhar boas práticas, manter o colaborador informado sobre os objetivos da companhia e, também, receber o feedback dos funcionários para aprimorar o relacionamento entre as duas partes.

Se na teoria tudo é muito claro, resta um desafio: como conquistar a atenção do colaborador? Como motivá-lo a ler as informações provenientes dos canais oficiais?

Antes de tudo, é preciso conhecer esse colaborador. Quem é ele? Onde vive? Qual seu nível de instrução? Etc. Traçar seu perfil e descobrir seus interesses é essencial para elaborar conteúdo certeiro. Ao mesmo tempo, deve-se ter em mente os temas que são estratégicos para a empresa e divulgá-los assertivamente. O problema é que nem sempre o interesse do colaborador é o mesmo que o da empresa. O que fazer?

A solução é diplomática. Deve-se agregar ao conteúdo corporativo temas que sejam de importância para o cotidiano do colaborador: assuntos relacionados à saúde, educação e lazer, entre outros. As reportagens devem ser bem produzidas, com entrevistas de especialistas renomados, tudo acompanhado de um bom design e belas fotos. Exatamente como aquela revista que você lê em casa.

Esses assuntos, além de auxiliarem no desenvolvimento pessoal do funcionário, funcionam como um convite à leitura do material que ele tem em mãos e, juntamente a isso, informar-se sobre os temas estratégicos para a empresa – o objetivo principal. Melhor ainda se os colaboradores se tornarem “personagens” das reportagens, a fim de criar uma relação mais próxima entre os leitores e o meio de comunicação.

Aliar o interesse pessoal dos colaboradores aos objetivos estratégicos da empresa é a solução mais positiva para a companhia. Afinal de contas, não tem coisa mais desagradável do que ver os funcionários usando o informativo para se proteger da chuva.

Deixe um comentário