A importância de boas imagens para a comunicação

A importância de boas imagens para a comunicação

Todo mundo já ouviu o chavão de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. É claro que a frase é um tanto exagerada, mas ela revela como as fotografias são importantes no processo de comunicação. Apesar disso, muitas empresas acreditam que investir em profissionais para a produção de imagens é apenas um mero detalhe, que não vai alterar os resultados. Mas não é bem assim.

Embora tecnologias recentes tenham simplificado o processo de produção de fotografias por celulares, iPads e afins, nada substitui o olhar de um bom profissional, que saberá selecionar um bom cenário e fazer um belo retrato de um colaborador, planta industrial ou escritório, unindo a qualidade estética aos objetivos estratégicos da empresa.

Na imprensa, já está comprovado há muitos anos que o que mais chama a atenção de um leitor, inicialmente, é a qualidade gráfica das páginas. É a partir de uma fotografia atrativa que aumentam as chances de ele partir para a leitura do texto que acompanha a imagem. O mesmo raciocínio é válido para a comunicação corporativa. Afinal de contas, de nada adianta redigir linhas e mais linhas com informações estratégicas – vitais para as empresas atingirem metas –, se elas não serão lidas pelo público-alvo.

Você mesmo pode fazer um teste muito simples para comprovar a eficácia das imagens: pare em frente a uma banca de jornal e veja qual publicação, entre as centenas à disposição, lhe chamará mais atenção. Com certeza, serão aquelas com as imagens mais bonitas.

Uma foto de qualidade de um colaborador, por exemplo, estampada no jornal interno irá despertar o seu orgulho, fazendo-o também se sentir mais valorizado por ter sido retratado por um profissional. E mais: ele vai se sentir ainda parte importante da empresa. Como comprova a nossa experiência em comunicação corporativa, isso retornará para a companhia em forma de engajamento.

Há mais uma série de fatores que reforçam a importância das imagens para a boa comunicação corporativa e, portanto, o investimento em fotógrafos profissionais. Afinal, o que colaboradores, fornecedores, clientes e investidores vão pensar de uma empresa ao ver informativos, catálogos, folders e sites, entre outros materiais, com fotografias malfeitas em um cenário descuidado e com baixíssima qualidade?

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