Todas as empresas possuem mensagens-chave que devem ser absorvidas pelos colaboradores, não importando sua hierarquia. Geralmente, essas informações estão relacionadas à cultura, valores, missão e metas, entre outros temas, e são essenciais para o sucesso da companhia. É evidente, portanto, a importância de se trabalhar cada uma dessas mensagens. Mas como atingir esse objetivo? Como fazer com que todos os colaboradores da empresa sigam o mesmo caminho?
Vamos a um exemplo prático: suponhamos que determinada empresa deseja modificar parte da cultura na empresa no período de um ano. É fato que isso precisa ser compreendido por todos os funcionários, desde o trabalhador do chão de fábrica até o gerente do departamento comercial, além de outros cargos.
Você já deve ter ouvido que a repetição é o melhor caminho para que todos memorizem a informação. Isso é verdade. Mas será que todos os colaboradores precisam receber a mesma carga de informação, em comunicações repletas de detalhes sobre o plano da empresa para atingir a meta?
É aí que entra o planejamento estratégico de comunicação: os grupos de colaboradores devem receber graus variados de informação, de acordo com o nível de atuação na empresa para alcançar as metas (no caso do exemplo, uma mudança cultural na empresa). A partir desse passo, é importante definir os canais a serem utilizados com cada grupo de funcionários (e aqui entram cartilhas, informativos, blogs, intranet e manuais até conversas entre gestores e colaboradores, além de treinamentos específicos). É essencial escolher os canais mais efetivos para cada grupo.
Também é importante levar em conta que não se deve “soltar” todas as comunicações ao mesmo tempo. O plano deve contemplar datas de “lançamento” dos materiais, já que, enquanto alguns serão voltados apenas para colaboradores específicos (treinamentos, por exemplo), outros serão mais gerais (informativos e cartilhas). É com esse planejamento que a mensagem será repetida durante um período determinado, o que ajudará na memorização da informação chave.
É claro que o exemplo citado aqui pode (e deve) ser aprimorado, com detalhes que não foram abordados neste artigo, mas o mais importante é entender o perfil de cada grupo que forma o público interno e escolher os melhores canais para a disseminação da mensagem, mantendo-a “viva” dentro da empresa por um período pré-estabelecido. Afinal, o objetivo é que todos entendam – e façam sua parte – no caminho a ser seguido.