Como incentivar funcionários a relatarem comportamentos antiéticos

Como incentivar funcionários a relatarem comportamentos antiéticos

Compliance é um dos temas mais desafiadores para a área de Comunicação Corporativa, já que é a responsável pela conscientização sobre o assunto entre os funcionários e o incentivo à denúncia de comportamentos antiéticos. Porém, de acordo com uma pesquisa da consultoria Gallup, realizada na Alemanha em 2021, 22% dos empregados afirmam ter visto ou ter conhecimento de algum comportamento inadequado no local de trabalho, mas 63% não relataram o ocorrido.

O primeiro fator que deve ser analisado é o comprometimento da liderança. Afinal, esse público precisa dar o exemplo. O problema é que, segundo a mesma pesquisa, apenas cerca de quatro em cada dez funcionários concordam fortemente que seu gerente “demonstra um comportamento de alta integridade e ética”. Por outro lado, quando a liderança tem uma relação de confiança com seus times e estimula discussões sobre compliance no ambiente de trabalho, os resultados são mais positivos. Por isso, a pesquisa aponta que, entre os funcionários que se sentiram confiantes para relatar uma violação, quase metade escolheu conversar com o gerente sobre o assunto.

Os dados da Gallup também indicam que os principais motivos dos funcionários que não relataram os comportamentos antiéticos são: falta de confiança sobre a possibilidade de algo ser feito a respeito; incerteza sobre se aquele comportamento era algum tipo de violação ou falta de conhecimento sobre como fazer o relato; e não querer se envolver em problemas. Todos esses motivos têm a mesma raiz, que é a falta de informação. Os funcionários simplesmente não sabem como agir em situações como essas e, por consequência, têm medo de se envolver.

Informação e transparência são as duas palavras-chaves quando o tema é o compliance. Por isso, ter o apoio da área de Comunicação é importante. O setor precisa usar a criatividade para fazer com que esse conhecimento chegue a todos os funcionários da companhia – e com que as informações sejam, de fato, retidas por eles. Portanto, investir em campanhas de compliance é essencial para gerar um ambiente de trabalho mais ético, seguro e positivo.

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