Como identificar as dificuldades dos funcionários durante o período de mudanças

Como identificar as dificuldades dos funcionários durante o período de mudanças

As empresas estão em constante mudança. E cada vez que a rota da organização é ajustada, os trabalhadores enfrentam uma série de desafios: novos objetivos, tarefas, métricas e, em alguns casos, novos líderes. O resultado dessas alterações nas empresas costuma trazer mais pressão para o profissional.

São poucas as pessoas que não têm resistência às mudanças, adaptando-se rapidamente à nova realidade. Porém, é comum encontrar um grupo de funcionários que tem muita dificuldade em se adequar às novidades. E isso não é bom para os negócios.

Uma pesquisa do CEB Communications Leadership Council (leia mais aqui) revelou que trabalhadores que ficam estressados com as mudanças rendem 5% menos do que um trabalhador médio da companhia. Apesar de ser um número aparentemente baixo, isso significa a perda de US$ 32,5 milhões para cada US$ 1 bilhão de receita. É muito dinheiro.

Para minimizar o impacto nos negócios, o time de comunicação das empresas deve estar atento para auxiliar na identificação do problema. De acordo com um artigo publicado no blog do CEB Communications Leadership Council, a equipe de comunicação de uma indústria farmacêutica da Escandinávia desenvolveu uma forma bastante efetiva de identificar os problemas e direcionar a resolução com a alta direção.

O primeiro passo é focar as investigações nas áreas do negócio que deveriam trazer mais resultados e, por algum motivo, estão aquém do esperado. O segundo passo é, com base nessa identificação preliminar, abrir os canais de comunicação e realizar pesquisas, como as de engajamento, para ouvir dos empregados quais são os desafios encarados por eles e as dificuldades enfrentadas.

Com base nesses dois itens, a terceira etapa consiste em realizar pesquisas qualitativas (“focus group”, por exemplo) com aqueles funcionários que estão passando por dificuldades. Tudo somado, é hora de analisar os dados que foram colhidos e apresentar os resultados à alta direção, que saberá exatamente quais problemas deverão ser solucionados – algo que, certamente, também deverá ser feito com apoio da comunicação.

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