Como a Comunicação pode contribuir para a atração da geração Z

Como a Comunicação pode contribuir para a atração da geração Z

A Comunicação precisa acompanhar as tendências e os comportamentos da geração Z. Além de representarem grande parte dos consumidores, eles estão, a cada ano, ocupando mais espaço no mercado de trabalho. Porém, por apresentarem características bem específicas e diferentes de todas as outras gerações, as companhias já estão se deparando com alguns desafios na atração e na retenção desses talentos. É preciso, portanto, entender como se comunicar com esse público.

De acordo com pesquisa da GWI, especialista em dados de marketing, a geração Z gosta de ver conteúdos leves e engraçados (58%). Os memes, especialmente, já fazem parte do vocabulário desse público, já que 54% afirma consumir memes todo o mês. 

Ou seja, para conseguir se comunicar com eles, é preciso entender essa língua. É importante as marcas estarem por dentro dessas tendências e saber usá-las com equilíbrio, avaliando onde o humor é cabível, sem deixar de lado as outras preferências deste público: conteúdos que inspiram (52%), que possuam informações que ajudem as pessoas (51%) e que sejam visualmente atrativos (48%).

Os games também continuam em alta para a geração Z. A pesquisa aponta que 9 entre 10 pessoas desse público jogam, seja no celular, no computador, no videogame ou em outro aparelho, superando todas as outras gerações. E a expectativa é que isso não mude tão cedo. Porém, um dado interessante que a pesquisa trouxe é o de que esses jovens são 29% mais propensos a jogar para socializar com seus amigos. Ou seja, a interação via games é importante para eles e as marcas podem usar isso a seu favor, considerando a gamificação em suas campanhas de engajamento para envolver esse público.

Além de tudo isso, não é novidade que pautas como sustentabilidade, mudanças climáticas, meio ambiente, diversidade e saúde mental são essenciais para a geração Z e para a sociedade em geral. Esses temas devem estar sempre no calendário (e nos valores) das empresas, mas com integridade, transparência e honestidade.

Leia mais sobre a comunicação com a geração Z aqui.

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