A Comunicação pode contribuir na inclusão da comunidade LGBTQIA+

A Comunicação pode contribuir na inclusão da comunidade LGBTQIA+

Como abordado no último artigo do Stella Blog sobre a geração Z (leia aqui, é preciso entender como se comunicar com esses jovens a fim de atraí-los para a organização. Da mesma forma, é preciso entender como se comunicar com o público LGBTQIA+, para fomentar a inclusão e a representatividade na companhia e, consequentemente, conseguir reter e atrair talentos da comunidade, contribuindo para a diversidade organizacional. 

Para ajudar os profissionais de Comunicação nessa missão, a Nielsen, empresa global de informação e dados, lançou a pesquisa “A view of international LGBTQIA+ media perceptions”. Os resultados indicam que as melhores formas de aprimorar a inclusão do público LGBTQIA+ são: evitar estereótipos (51%), ser mais autêntico/realista nas representações de indivíduos da comunidade (46%), garantir que a inclusão esteja enraizada em todas as áreas de uma empresa, não apenas na publicidade (40%), e envolver a comunidade na visão e criação de propagandas e/ou campanhas (40%). 

Outro insight interessante que o estudo traz e que pode ajudar a Comunicação é o de que, nos últimos cinco anos, houve um  aumento de 740% nas vendas de livros do gênero LGBTQIA+. Isso mostra o quanto esse público aprecia – e consome – histórias que os representem. Mas, não são só eles que estão consumindo essas histórias: 87% dos entrevistados estão interessados ​​em conteúdos com pessoas de fora do grupo de identidade, o que mostra o potencial do storytelling para fornecer informação e gerar conscientização.

A partir de todos esses dados, é possível concluir que a representatividade deve estar presente em todas as etapas. Por isso, é importante ter um ambiente corporativo diverso para que seja possível envolver o público LGBTQIA+ desde o processo estratégico até a execução da ação, passando pela construção da história e também pela estética da comunicação. Além disso, a transparência é uma exigência não só da comunidade, mas da sociedade em geral. E a Comunicação Corporativa tem a responsabilidade de garantir que o discurso organizacional esteja alinhado à prática.

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