Catálogos bem elaborados passam mais credibilidade

Catálogos bem elaborados passam mais credibilidade

No relacionamento B2B (business to business), foca-se acertadamente no marketing personalizado por se tratar de um mercado mais seleto. O contato com empresas que compram e comercializam seus produtos ou serviços acontece de forma direta, com participações em eventos do setor e por meio de representantes comerciais. Mas o que sustenta essa relação são os materiais de comunicação e de marketing – geralmente catálogos impressos.

É aí que surgem alguns deslizes: elaborados de forma descuidada, os materiais impressos, muitas vezes, não primam no design nem no conteúdo. Folders costumam ser áridos ao usar apenas imagens feias de maquinários e informações técnicas. Claro que um catálogo deve conter tais descrições, mas as empresas se esquecem de que haverá um leitor para esse produto e, portanto, o material deve ficar interessante e agradável. Esse é o segredo de um marketing assertivo.

Outro ponto fundamental, costumeiramente desconsiderado, é que um material de comunicação externa funciona como um cartão de visitas e pode afetar a reputação da empresa, para o bem ou para o mal. Basta se colocar no lugar de um comprador que está selecionando produtos ou serviços. O preço, indiscutivelmente, tem um peso grande na decisão final. Mas, quando os valores de outros fornecedores estão equivalentes, qual empresa irá passar mais credibilidade e eficiência? Aquela do catálogo improvisado ou aquela que investiu em um material de primeira?

No próximo artigo, vamos falar como um catálogo pode se tornar um poderoso cartão de visitas.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook.

Deixe um comentário