O último Relatório Anual de Marketing da Nielsen, empresa global de informação e dados, destacou o brand awareness – ou consciência de marca, em português – como o principal objetivo dos profissionais de marketing. Basicamente, eles querem que a marca seja lembrada e reconhecida pelo público geral e, para isso, é preciso realizar um forte trabalho de comunicação, alavancando uma variedade de canais para atingir o máximo de pessoas possível.
Ainda há um considerável investimento em mídias tradicionais, como TV e rádio, porém, ao entrevistar profissionais de marketing de todo o mundo, o relatório mostrou que eles planejam aumentar seus orçamentos em mídias digitais mais do que em qualquer outro canal. Dentro dessas mídias, 64% afirma que as redes sociais são os canais mais eficazes e, por isso, são o foco para o fortalecimento do brand awareness.
No quesito formato de conteúdo, os vídeos continuam ganhando força. A pesquisa da Nielsen apontou que, se todos os minutos de conteúdo em vídeo assistidos pelos americanos em 2021 fossem somados, o resultado daria mais de 15 milhões de anos. Não à toa, até mesmo os podcasts estão apostando em uma variação com filmagem – os chamados “videocasts” – para dar opções de áudio e imagem à audiência.
Mas, para criar brand awareness, não basta saber o canal e o formato de conteúdo certos. É preciso saber construir a mensagem, posicionando a marca de forma positiva no mercado. Além de conteúdos relevantes sobre o negócio, os produtos e os serviços, o que não pode faltar é o Marketing de Causa (leia mais sobre o assunto aqui), pois esse é o principal diferencial das marcas, de acordo com os públicos que participaram da pesquisa. Entre as causas que mais interessam, estão a de responsabilidade corporativa (68%), diversidade e inclusão (67%) e meio ambiente e governança (66%).
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