Áudio e comunidades são tendências nas mídias sociais

Áudio e comunidades são tendências nas mídias sociais

Com pessoas de todas as idades, tipos, etnias e gostos, as mídias sociais se tornaram um dos principais meios de comunicação da atualidade. Independentemente de qual seja seu público, ele estará lá – e com bastante frequência. De acordo com a pesquisa “Digital 2020 Brazil”, os brasileiros passam, em média, três horas e meia por dia nas mídias sociais. Por isso, é sempre importante ficar de olho nas tendências do meio digital. O relatório Social Media Trends, realizado pela TalkWalker com HubSpot, apontou algumas para 2021.

Desde o Orkut, pessoas com similaridades criam comunidades para trocar informações. No Facebook, WhatsApp e Telegram, isso foi adaptado e transformado nos grupos. No Instagram, os influenciadores acabam criando suas próprias comunidades com seus seguidores. De olho nessa tendência, o relatório cita a importância das marcas encontrarem os grupos que se identificam com seus valores e propósitos para criar conteúdo personalizado para eles. Por meio da identificação, a marca gera engajamento e constrói relacionamento de uma forma mais natural e pouco invasiva.

Outra tendência citada no relatório e que vem ganhando cada vez mais força é o consumo de conteúdo por áudio. Não podemos dizer que isso é uma novidade, afinal, o rádio já foi um dos principais meios de comunicação, mas a prova maior disso é o boom dos podcasts que vem ocorrendo nos últimos anos.

Não à toa, o ClubHouse, nova rede social em que as pessoas criam salas de conversas sobre um determinado assunto e trocam informações por meio de áudios, está sendo muito citado mundo afora. No Brasil, as buscas pelo aplicativo saltaram 525% entre 30 de janeiro e 06 de fevereiro (leia mais aqui). Mesmo que seu acesso ainda seja muito limitado, sem dúvidas os profissionais de marketing já estão de olho na novidade, acompanhando de perto os próximos passos. Afinal, ele une duas grandes tendências e, por isso, o potencial de ser um ótimo meio de comunicação com as comunidades é grande.

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