A importância do senso de pertencimento nas organizações

O ser humano é um ser social e, por isso, tem a necessidade de pertencer a um grupo. Expressamos isso desde o início da existência humana, seja por ações, palavras ou por meio da arte. Na década de 1960, Tom Jobim, grande nome da música brasileira, cantou “é impossível ser feliz sozinho” e, no início dos anos 1990, Christopher McCandless, famoso viajante americano, escreveu que “a felicidade só é real quando compartilhada”. É fato que nosso senso de pertencimento está intimamente ligado ao nosso bem-estar e, na realidade corporativa, isso não é diferente. 

Os funcionários precisam se sentir parte do seu ambiente de trabalho para que eles estejam satisfeitos e consigam se dedicar à companhia. De acordo com a pesquisa da BetterUp, empresa de treinamento e orientação profissional, empregados com forte senso de pertencimento têm um desempenho 56% melhor do que outros funcionários. Em termos econômicos, uma empresa com 10 mil funcionários geraria um ganho anual de mais de US$ 52 milhões com aumentos na produtividade se todos os trabalhadores sentissem um alto grau de pertencimento.

Além disso, esses funcionários são 167% mais propensos a recomendar sua organização como um ótimo lugar para trabalhar e contribuem para reduzir em mais de 50% a taxa de turnover. Mas, o que se tem feito para estimular o senso de pertencimento? Muitas empresas estão, por exemplo, promovendo treinamentos e revendo políticas internas para incentivar a diversidade, o que é extremamente importante. Mas para que os funcionários, tão diversos entre si, sintam-se pertencentes, é preciso incluí-los de verdade, não apenas contratá-los. Por isso, trata-se de um trabalho de cultura organizacional e, muitas vezes, de mudança de mindset.

É importante que o funcionário se sinta parte da empresa desde o primeiro momento em que ele coloca os pés nela. Manter uma comunicação clara e aberta, estimular a integração das equipes, promover experiências de construção de empatia e tornar a empresa representativa são alguns pontos importantes para a construção do pertencimento.

Leia aqui nosso artigo sobre uma ótima estratégia para despertar o senso de pertencimento: o storytelling.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no LinkedIn e no Facebook.

Deixe um comentário