A relação entre Marketing de Causa e reputação

A relação entre Marketing de Causa e reputação

A reputação é algo que deve ser trabalhado diariamente nas organizações. E, de acordo com Lidya Fresnedo, líder da área de Relações Públicas da empresa PPG Comex, em entrevista à Fundacom, “as ações de comunicação são, em grande parte, os tijolos com os quais se constrói a reputação”. Ela ainda menciona que é importante ter estratégia, planejamento, disciplina e consistência nas mensagens.

As empresas estão, cada vez mais, investindo na Responsabilidade Social. Uma pesquisa sobre Marketing relacionado à Causa, realizada pela Ipsos, mostrou que 77% dos consumidores esperam que as empresas contribuam mais para a sociedade do que no passado. E, segundo a profissional da PPG Comex, as ações sociais realmente ajudam na construção de uma reputação positiva.

Mas é preciso ter consistência entre o que é comunicado e o que é visto no dia a dia da empresa. As ações não devem ser realizadas apenas para “pegar carona” nas tendências, pois se elas não estiverem alinhadas com a cultura organizacional, terão o efeito contrário: as pessoas verão a marca de forma negativa e sua reputação pode ser comprometida. E, de acordo com a pesquisa da Ipsos, 91% dos brasileiros levam em consideração a reputação da empresa ao comprar um produto ou serviço.

Por isso, antes de relacionar sua marca com alguma causa, é preciso saber se realmente há essa consciência dentro da empresa. E, caso contrário, uma opção é fazer um trabalho de mudança de mindset organizacional. Mas, é importante lembrar que essa construção leva tempo, já que envolve aprendizado, quebra de paradigmas e mudanças de comportamentos já naturalizados.

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