A comunicação interna no processo de fusão e aquisição de empresas

A comunicação interna no processo de fusão e aquisição de empresas

As fusões e aquisições são cada vez mais comuns no mercado global. Segundo a consultoria PwC, só em janeiro deste ano, houve um aumento de 13% de fusões e aquisições no país. Ainda que isso traga vantagens para as empresas envolvidas, é comum que os funcionários associem o fato a um período de incertezas e, às vezes, medo. Por isso, um plano de comunicação interna consistente é extremamente importante para evitar o clima negativo na organização.

Como o próprio título de um artigo da consultoria McKinsey sugere, a comunicação é a cola que mantém a empresa unida durante a fusão. Ela é vital para distinguir fatos de ficção, informar sobre os próximos acontecimentos e forjar o sucesso da organização recém-criada. E para o plano de comunicação ser efetivo, é preciso envolver todo o processo, desde a construção do acordo de fusão até o início da nova empresa.

O principal é comunicar todo o processo com transparência e de forma periódica, explicando os motivos da mudança, identificando os desafios e esclarecendo a nova governança corporativa (falamos sobre isso aqui).

Se, durante o processo, alguma informação vazar – o que não é algo incomum –, a comunicação deve estar munida de respostas. Já, durante o anúncio da fusão, é essencial garantir que a mensagem seja passada de forma consistente para os funcionários.

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