Transparência contra boatos

Transparência contra boatos

Rádio-peão. Termo, comumente utilizado para designar a rede de boatos que circula entre os funcionários, costuma causar calafrios nos profissionais que trabalham com comunicação dentro de uma empresa. E, nesses momentos, surge a questão: como acabar com a rádio-peão? A resposta é bem simples: é impossível. Todas as empresas têm e continuarão se deparando com a troca informal de informações. Portanto, resta aprender a conviver com ela e trabalhar para que produza um baixo volume de boatos.

É difícil determinar quem exatamente (ou qual setor) inicia um boato, o fato é que, quando a empresa não se pronuncia ou perde o tempo ideal para se comunicar, abre-se espaço para que as fofocas surjam. Mas, em vez de definir a origem, é possível desenvolver algumas estratégias para evitar que as mensagens falsas se propaguem com tanta facilidade.

E o ponto mais importante dessa estratégia é estabelecer, juntamente com o apoio da direção da companhia, que os assuntos de relevância para o público interno, como as políticas e as decisões a serem tomadas, devem ser feitas da forma mais transparente possível e no tempo certo para cada caso.

Com essas premissas definidas, é importante manter os canais de diálogo (podem ser conferências, informativos e treinamentos, entre outros, dependendo do caso) abertos entre a direção e os colaboradores. O objetivo é explicar o que está acontecendo, para onde a empresa irá e o que se espera de cada um. Tudo isso, claro, abrindo espaço para que os funcionários possam opinar.

Ao seguir tais atitudes, é muito provável que a rádio-peão diminua a produção de boatos dentro da empresa – melhorando o ambiente de trabalho, aumentando o engajamento e, consequentemente, evitando a queda de produtividade com perdas financeiras para a companhia.

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