Relacionamento que vale ouro

Relacionamento que vale ouro

Quando se fala de Marketing de Relacionamento, é comum confundir com ações promocionais – que vão dos tradicionais folhetos a modernos métodos de fidelização com clientes. Porém, mais do que a utilização de arsenais para se relacionar com o público-alvo, o conceito, em resumo, se baseia em uma cultura centrada no cliente, em um processo de ajuda mútua e troca de conhecimento.

O objetivo, portanto, é a criação de um vínculo pautado no respeito e na confiança, a fim de prolongar o relacionamento entre fornecedor e cliente. Para isso, é fundamental manter diálogo contínuo para entender necessidades e desejos. Esse é um diferencial competitivo no mercado, mas que deveria ser a base para todas as relações – pessoais e profissionais.

Apesar do Marketing de Relacionamento estar muito focado nas transações comerciais, seus preceitos podem perfeitamente ser aplicados na Comunicação Corporativa, como mais um exemplo de como Marketing e Comunicação andam juntos. Se equipe de comunicação interna tem como função primordial servir de interlocutor para suprir as necessidades e demandas de outras áreas, estabelece, assim, uma relação de fornecedor e cliente internos.

Entender verdadeiramente a dinâmica que estabelece um relacionamento de qualidade é quebrar paradigmas e, portanto, olhar para clientes como parceiros. Não apenas como simples fontes de lucratividade. Como diz Frederick Reichheld, o autor de “A Estratégia da Lealdade” (Editora Campus), “o lucro é uma consequência da criação de valor para o cliente”. No caso da comunicação interna, o “lucro” é a reputação que o setor ganha na empresa.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook.

Deixe um comentário