PwC divulga estudo sobre o futuro do trabalho

PwC divulga estudo sobre o futuro do trabalho

A consultoria PwC divulgou, recentemente, o estudo “The future of work – A journey to 2022” (leia o documento, em inglês, aqui). Com base nas mudanças pelas quais a sociedade passa, sejam elas causadas pelas novas tecnologias, análise de dados ou redes sociais, a consultoria acredita que as pessoas mudarão ainda mais a forma de trabalhar e de se comunicar. E, por isso, modelos tradicionais de carreira podem estar prestes a virar coisa do passado – o que afetará sensivelmente a rotina das empresas.

A partir do estudo, a PwC projetou três possíveis cenários (chamados de Azul, Verde e Laranja) para o ano de 2022 com base em 10 mil entrevistas realizadas na China, na Índia, no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Alemanha. A consultoria levou em consideração como essas três situações provavelmente moldarão questões relacionadas às empresas, como recrutamento, recompensa e estratégias de engajamento, entre outros pontos.

Em linhas gerais, os três cenários classificados pela consultoria são os seguintes:

  1. Mundo Azul: grandes corporações continuam a reinar em um planeta no qual as crenças individuais estão à frente de questões relacionadas à responsabilidade social;
  2. Mundo Verde: é praticamente o inverso do Mundo Azul. Nele, a responsabilidade social torna-se a chave dos negócios, com preocupações relacionadas à sustentabilidade, mudança no clima e questões demográficas;
  3. Mundo Laranja: nesse cenário, as empresas começam a se tornar grandes redes colaborativas, menores e especializadas, que passam a dominar a economia mundial.

Em cada um desses cenários, há discussões interessantes que desencadeiam desafios para as empresas. Razão pela qual tem tudo a ver com o futuro da área de comunicação corporativa. Afinal, ela será chamada a encarar esses desafios, a fim de dialogar da melhor forma possível com os trabalhadores de amanhã. Sem a adequada participação da área de comunicação, dificilmente as metas serão alcançadas.

Para refletir sobre tais questões, vale investir alguns minutos na leitura desse interessante relatório, que chegou ao Stella Blog por meio da dica da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário