‘Content as a Service’: o conteúdo como elemento central do negócio

‘Content as a Service’: o conteúdo como elemento central do negócio

O conteúdo já deixou de ser apenas uma forma de divulgação de produtos, serviços e outras informações de uma empresa. Hoje, muitas marcas têm o compromisso de entregar um conteúdo de qualidade para seus públicos, tornando-o um elemento central no sucesso do negócio. Foi nesse contexto que surgiu o conceito “Content as a Service”, que ocorre quando uma empresa vai além de seu portfólio e oferece sua expertise em forma de conteúdo. As marcas que usam essa estratégia já conseguem se destacar em relação aos seus concorrentes.

Esse é um grande diferencial para as organizações, pois é uma forma de criar uma proximidade mais sólida com seus públicos, indo além do consumo de produtos e serviços. Uma pesquisa recente realizada pela Capterra, ferramenta de busca de softwares, nos mostra que 91% das pessoas consomem conteúdos online produzidos por marcas, sendo que os tipos de conteúdos mais consumidos são vídeos (91%), posts de texto (84%), lives (69%), cursos e/ou webinars (59%), podcasts (54%) e newsletters (51%).

E a frequência de consumo é significativa. A pesquisa apontou que 24% dos entrevistados dizem estar quatro horas ou mais por semana vendo vídeos feitos por marcas e 45% dos consumidores afirmam ler textos de marcas todos os dias da semana. Por isso, se uma organização, independentemente do setor, quer ser vista por seus públicos, ela também precisa ser produtora de conteúdo.

Com todos esses dados, é inevitável afirmar que investir em comunicação e branded content é essencial para o sucesso organizacional. E esse investimento deve considerar todos os públicos, e não apenas consumidores. Todos são impactados por informações 24 horas por dia e a produção de conteúdo é a principal forma de se comunicar com as pessoas. Mas vale lembrar que o público interno deve receber uma atenção especial, pois, sendo os principais embaixadores da marca, eles devem ser grandes conhecedores do negócio.

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