A revolução do Big Data, que já está afetando diversos setores da economia mundial, começa a chamar a atenção dos profissionais da área de comunicação corporativa. É o que aponta a segunda edição do Latin American Communication Monitor (LCM), que contou com a participação de 2.295 pessoas do setor e uma análise de 914 casos de 17 países – acesse o relatório completo, que aborda também outros temas de comunicação, aqui.
Embora 49,8% dos entrevistados tenham consciência de que os dados mudarão a forma de se pensar (e fazer) a comunicação organizacional, menos da metade (42,9%) presta atenção no debate sobre o Big Data. E, consequentemente, os dados disponíveis são pouco utilizados na comunicação estratégica – 52,9% dos entrevistados afirmaram que não realizam atividades relacionadas às informações.
Os profissionais da área informam que os três principais desafios para utilizar os dados obtidos são a falta de habilidade técnica (45,1% dos entrevistados), a falta de tempo para analisar o Big Data (35,9%) e a falta de softwares que casem com as necessidades da comunicação (34,4%).
Apesar desse quadro, algumas áreas de comunicação já utilizam as informações obtidas. No Brasil, 16,8% dos entrevistados afirmaram já terem implementado atividades de Big Data. No artigo da próxima semana, vamos falar um pouco mais sobre esse tema.
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