Muito se tem falado sobre memória institucional. Especialistas têm discutido a importância de as organizações manterem vivas suas histórias, a fim de que ajudem na formação de uma identidade corporativa e, também, no engajamento dos funcionários. Como tudo isso é muito importante, a iniciativa pode (e deve) ser trabalhada pela área de comunicação de uma empresa.
De acordo com o artigo publicado na edição 20 da Revista Organicom, assinado por Paulo Nassar e Rodrigo Silveira Cogo (confira aqui), “para conhecer uma empresa, avaliá-la com coerência e responsabilidade, crer no seu discurso e estabelecer uma relação de confiança, é preciso olhar sua trajetória no tempo, na perspectiva histórica, que contém todas as responsabilidades – cumpridas ou não”.
É muito importante também que a comunicação envolva os funcionários em projetos de memória institucional. Além de eles serem parte da história da organização, os colaboradores se sentirão reconhecidos pela empresa e, consequentemente, tendem a ficar mais engajados.
Esse tipo de iniciativa pode fomentar ainda projetos de comunicação bem interessantes. Além dos tradicionais livros, uma empresa pode contar sua história por meio de depoimentos dos funcionários, “podcasts” e vídeos, entre outras ferramentas que estão à disposição para conhecer e utilizar a história das organizações.
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