Comunicação interna bem-feita gera lucros. Duvida?

Comunicação interna bem-feita gera lucros. Duvida?

Comunicação é uma das armas mais valiosas dentro do arsenal da empresa para melhorar resultados. Ela deve ser usada estrategicamente, com objetivos traçados globalmente junto aos demais setores da companhia, para atingir as metas.

Para se ter uma ideia da importância da comunicação interna para as empresas, uma pesquisa feita pela consultoria Towers Watson, entre 2009 e 2010, mostrou que as companhias que contam com uma comunicação mais eficaz tiveram 47% a mais de retorno para os acionistas nos últimos 5 anos do que as que se comunicam com menos eficácia. Ou seja, se o investidor tivesse apostado US$ 100 nas empresas com comunicação altamente eficaz, o valor do seu retorno seria de US$ 130. Interessante, não?

Mesmo assim, nem sempre a comunicação interna tem seu valor reconhecido. Algumas empresas se perguntam como esse departamento pode ajudar tanto no alcance de metas. De forma bem sintética, podemos dizer que, quanto mais informações o colaborador recebe, mais ele entende os objetivos da empresa. E, assim sendo, maiores são as chances de ele realizar um trabalho melhor, com consequente retorno para a própria empresa.

Além disso, quanto mais transparente, clara e certeira for a comunicação, maior será o engajamento do colaborador no trabalho. Mas por que engajamento é importante? A resposta está nos números a seguir:

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente nos Estados Unidos pelo Instituto Gallup, 70% dos trabalhadores norte-americanos não estão engajados no trabalho. Isso gera uma perda de produtividade das empresas entre US$ 350 a US$ 450 bilhões. Os números comprovam que essa arma tão valiosa não pode ser deixada de lado. Comunicação interna bem-feita gera lucro e evita perdas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *